quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cuidado com o que pergunta! rsrs...


Pensamento do dia


terça-feira, 23 de julho de 2013

Ideia Criativa - Colar romântico

Bom dia pessoal! 

Para as mulheres que gostam de estar na moda, os acessórios são tão importantes quanto as peças de roupa. Eles complementam a produção e podem transformar uma combinação simples em elegante. Ainda mais se o acessório escolhido tiver um toque de personalidade.
Quer dar um efeito especial ao seu look? Hoje vamos aprender a fazer um colar, estilo romântico, olha que fofo:

Materiais: 

Feltro, pérolas, bordado inglês(não tenho certeza se esse é o nome certo!), corrente para cordão, tesoura e pistola de cola quente.



Como fazer:

  • Para começar, corte três círculos de feltro e cole um pedaço do bordado inglês em espiral(de fora para dentro). 
  • Faça três flores. Cole as pérolas no centro de cada flor.
  • Passe cola na parte de trás de duas flores e cole um pedaço da corrente em cada uma. 
  • Depois cole as três flores num pedaço de feltro (para fazer o acabamento da parte de trás e prender uma flor na outra) e recorte o feltro no formato do colar.


Que tal?!

Um mimo não é?
Espero que tenham gostado!

Beijo, beijo

Pensamento do dia







quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sondagem inicial ou Diagnóstico da turma - Parlenda do Jacaré

Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm, com isso, adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem.
A sondagem não é um momento para ensinar conteúdos e, sim, para o aluno mostrar ao professor o que pensa sobre o sistema alfabético de escrita. Portanto o único objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos escrevam da maneira como acreditam que as palavras devem ser escritas.
As atividades realizadas pelos alunos, individualmente, e as respostas dadas por eles, durante as intervenções, que o professor realiza são informações importantes para que possa acompanhar a aprendizagem de cada um em relação ao sistema de escrita. Vale dizer que acompanhar a aprendizagem dos alunos é uma tarefa permanente, o que não significa apenas diagnosticar, mas intervir, trabalhar sistematicamente e avançar no processo de aprendizagem, não devendo acontecer apenas em alguns meses do ano.
A “Parlenda do Jacaré” a seguir, é um instrumento que permite ao professor, se aplicado conforme as orientações, isto é, possibilitando ao aluno fazer as atividades, individualmente, sem a ajuda do professor, retratar o momento da aprendizagem em que o aluno se encontra. O que ele sabe e como sabe são informações importantíssimas para quem ensina, porque só assim o professor poderá fazer a intervenção pedagógica com a segurança de quem oferece o ensino no momento certo, e possibilita o prosseguimento na aprendizagem com bases garantidas.


Esta é uma atividade de leitura e escrita que envolve, num primeiro momento, a produção do aluno sem o apoio de outras fontes escritas. Pode ou não envolver a escrita de frases simples. É uma produção escrita do aluno que deve, necessariamente, ser seguida da solicitação de sua leitura. É por meio da leitura em voz alta pelo aluno que o professor terá condições de observar qual a relação que o aluno estabelece entre o que lê em voz alta e o que escreve.

É importante, também, nesta etapa, escolher um texto de gênero familiar, contendo mais ou menos seis linhas, como nesse caso a parlenda e propor aos alunos que façam a leitura individual para saber o que eles já sabem sobre a leitura, sendo, portanto, uma estratégia que ajudará o professor no planejamento da intervenção pedagógica da sua turma.


TRABALHANDO COM OS DESCRITORES
TEXTO: PARLENDA DO JACARÉ

D3. Diferenciar letras de outros sinais gráficos como os números
D4. Conhecer as direções e o alinhamento da escrita
Solicitar ao aluno a escrita do nome e data para o trabalho com os descritores:

D5 Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica)
Quantas sílabas possui a palavra CADEIRA

D6 Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e consciência fonêmica)
Identificar as palavras do texto que terminam com o mesmo som
          
D7Compreender a função de segmentação de espaços em branco na        delimitação de palavras em textos escritos.
Quantas palavras tem a primeira frase do texto? R. 04 palavras

D8 Ler Palavras
Circule no texto a palavra COMADRE

D9 Ler pequenos textos
Leitura do texto

D12 Inferir informações em textos
O que você entende por ESBORRACHOU?

D13 Identificar assunto de texto
Qual o assunto do texto. O texto fala de que? (a ideia central do texto)

D14. Formular hipóteses
Leitura do Título
De qual assunto este título se refere

D23 Identificar gêneros textuais diversos
Que tipo de texto é esse (Gênero Textual)

D24 Reconhecer a finalidade de gêneros textuais diversos
Para que serve o gênero textual parlenda?

D25 Escrever palavras
Escreva nas linhas abaixo os nomes dos desenhos
       
D26 Escrever frases
De acordo com imagem escreva uma frase ou texto
O jacaré mora na lagoa. 



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sequencia didática -Galinha Pintadinha

Pessoal, é difícil ver uma criança que não goste de galinha pintadinha não mesmo? Partindo daí, segue abaixo uma sequencia didática da Galinha pintadinha e sugestões de atividades para trabalhar com a quadrinha.

Distribuir a quadrinha (texto) para cada aluno: Pedir para que leiam.
Ir de carteira em carteira para ouvir a leitura e marcar discretamente no canto da folha:  LF – Lê com fluência , LSF – Lê sem fluência, LS - Lê silabando, NL- Não lê
Durante a leitura faça algumas perguntas referentes ao texto como: Qual o nome da galinha?  Quem ficou doente? O que os pintinhos foram fazer?...

1º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Grifar/Colorir as palavras GALINHA, PINTADINHA, CARIJÓ, PALETÓ. Perguntar o que estas palavras têm em comum. (Deixar que eles concluam que elas “terminam iguais” ou que “combinam”). Perguntar qual nome se dá para essa “combinação”. Se for necessário, explicar que o que são rimas. Ao verificar que todos entenderam propor aos alunos que criem novas rimas a partir da palavra selecionada;
* pintar de vermelho os espaços entre as palavras do texto.
* fazer um círculo na 1ª e na última palavra da quadrinha;
* contar quantas palavras tem na 4ª linha da quadrinha e escreva o seu respectivo número;
*fazer um X na última letra das palavras: PINTADINHA, LIGOU, PINTINHOS.
*pintar de amarelo as palavras de duas sílabas que se repetem no texto.

2º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Escrever os nomes das figuras, onde aparecer o desenho da galinha pedir para escrever pintadinha, onde aparecer o pintinho, pedir para escrever a palavra pé;
* Pedir aos alunos que criem uma frase bem bonita relacionada ao desenho;
* Pedir aos alunos que virem à folha e escrevam uma palavra  (retirada do texto) com duas, três e quatro sílabas. Peça que façam a separação em sílabas e escrevam o número de letras  de cada uma das palavras escolhidas;
* Pedir aos alunos que faça um triângulo na sílaba mediana da palavra trissílaba;

3º. Momento: Ler o texto novamente para os alunos, chamando a atenção para as questões de interpretação, compreensão e entonação. Aproveite o momento para trabalhar o sentido das palavras.

4º.  Momento: Ao final do trabalho, faça considerações à professora a partir do trabalho desenvolvido.

Gostaram?

Beijo, beijo



Charge - O que falta no Brasil