quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sequencia didática -Galinha Pintadinha

Pessoal, é difícil ver uma criança que não goste de galinha pintadinha não mesmo? Partindo daí, segue abaixo uma sequencia didática da Galinha pintadinha e sugestões de atividades para trabalhar com a quadrinha.

Distribuir a quadrinha (texto) para cada aluno: Pedir para que leiam.
Ir de carteira em carteira para ouvir a leitura e marcar discretamente no canto da folha:  LF – Lê com fluência , LSF – Lê sem fluência, LS - Lê silabando, NL- Não lê
Durante a leitura faça algumas perguntas referentes ao texto como: Qual o nome da galinha?  Quem ficou doente? O que os pintinhos foram fazer?...

1º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Grifar/Colorir as palavras GALINHA, PINTADINHA, CARIJÓ, PALETÓ. Perguntar o que estas palavras têm em comum. (Deixar que eles concluam que elas “terminam iguais” ou que “combinam”). Perguntar qual nome se dá para essa “combinação”. Se for necessário, explicar que o que são rimas. Ao verificar que todos entenderam propor aos alunos que criem novas rimas a partir da palavra selecionada;
* pintar de vermelho os espaços entre as palavras do texto.
* fazer um círculo na 1ª e na última palavra da quadrinha;
* contar quantas palavras tem na 4ª linha da quadrinha e escreva o seu respectivo número;
*fazer um X na última letra das palavras: PINTADINHA, LIGOU, PINTINHOS.
*pintar de amarelo as palavras de duas sílabas que se repetem no texto.

2º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Escrever os nomes das figuras, onde aparecer o desenho da galinha pedir para escrever pintadinha, onde aparecer o pintinho, pedir para escrever a palavra pé;
* Pedir aos alunos que criem uma frase bem bonita relacionada ao desenho;
* Pedir aos alunos que virem à folha e escrevam uma palavra  (retirada do texto) com duas, três e quatro sílabas. Peça que façam a separação em sílabas e escrevam o número de letras  de cada uma das palavras escolhidas;
* Pedir aos alunos que faça um triângulo na sílaba mediana da palavra trissílaba;

3º. Momento: Ler o texto novamente para os alunos, chamando a atenção para as questões de interpretação, compreensão e entonação. Aproveite o momento para trabalhar o sentido das palavras.

4º.  Momento: Ao final do trabalho, faça considerações à professora a partir do trabalho desenvolvido.

Gostaram?

Beijo, beijo



Sem comentários:

Enviar um comentário